domingo, 1 de outubro de 2017

Mostra Visual: recuperando imagens e trajetórias das mulheres negras brasileiras

Influenciado pelas produções historiográficas e sociológicas dos últimos séculos e do atual que abarcam e evidenciam novos atores/sujeitos históricos e sociais resultando no desdobramento e repercussão de questões de gênero e raciais no debate público, principalmente nos últimos anos; esta atividade visa somar às inúmeras iniciativas impulsionadas principalmente pelos movimentos sociais, que entendem histórias particulares (micro históricas) como constituintes da história geral e hegemônica e que por isso mesmo precisam ser destacadas em sua importância e singularidade. 

Portanto, partindo deste ponto pretende-se através da reconstituição das trajetórias de mulheres negras brasileiras que se destacaram por sua luta social/ política e produção teórico cientifica elaborar uma mostra reunindo suas biografias, narrativas e imagens para que de forma nítida possa se ter materialmente obra e criador em um espaço, oportunizando a produção de conhecimento e empoderamento feminino.

Nossos objetivos:
1.Resgatar trajetórias das mulheres negras que fizeram história e desta forma contribuíram para a formação da nação brasileira.
2. Produção e destaque de atores/sujeitos negligenciados pela historiografia predominante, colaborando com a desconstrução de estigmas, preconceitos e descriminações.
3. Empoderamento feminino através do reconhecimento identitário.  


São organizadores da mostra: o Coletivo Café das Pretas e o PET - Usina de Reflexão UFSCar.


Entre em contato conosco pela página https://www.facebook.com/Cafe.das.Pretas/ e https://www.facebook.com/usinadereflexao/?hc_ref=SEARCH&fref=nf&hc_location=ufi .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.